A coluna possui
alguns discos ao longo da sua formação, como uma espécie de sistema feito para
absorver o impacto dos movimentos do corpo. Com o passar dos anos, ou devido a alguns fatores, pode
ocorrer o desgaste ou deslocamento de um desses discos, causando a ruptura do
anel fibroso, o que faz com que a massa central do disco se desloque, causando
assim a chamada hérnia de disco.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aproximadamente 5,4 milhões de brasileiros sofrem de hérnia de disco.
Existem 4 fases da hérnia de disco, variando de acordo com o tipo de lesão causada:
1ª Fase – Abaulamento discal: Etapa inicial da doença. O disco intervertebral começa a apresentar sintomas de envelhecimento e suas fibras (anel fibroso) apresentam fissuras que levam o disco a uma forma de arco. É como uma câmara de pneu velha que perde a capacidade de manter sua forma natural, formando-se bolhas.
2ª Fase – Protrusão discal: Nessa etapa o abaulamento do disco é maior podendo atingir nervos, medula e saco dural. A doença está em uma fase mais avançada, normalmente acompanhada de início de degeneração discal.
3ª Fase – Hérnia de Disco: A hérnia de disco consiste em uma extrusão do disco vertebral, normalmente contendo o núcleo pulposo do disco intervertebral envolvido pelo anel fibroso já em estágio avançado de degeneração. As estruturas nervosas estão comprometidas pelo estreitamento dos canais por onde passam os nervos, medula ou saco dural (canal medular).
4ª Fase – Sequestro ou Fragmento: Essa é a etapa mais rara da patologia, e consiste na ruptura da parte herniada com o disco intervertebral. Parte do disco que se encontrava extruso se separa do disco e acaba comprometendo as estruturas nervosas, dependendo da posição do fragmento.
Fases da hérnia de disco
O Dr. Emerson Jardel oferece um tratamento especializado para hérnia de disco, dores no nervo ciático e patologias da coluna vertebral.
Agende sua consulta
(87) 99929-7819
Whatsapp
0 Comentários